APRESENTAÇÃO
E CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
O Projeto visa o desenvolvimento de atividades complementares à escola para 50 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos do bairro Restinga, em Porto Alegre/RS; através de três eixos principais de ações: 1) Atividades de incentivo à leitura, apoio pedagógico, e acesso às Tecnologias de Informação, enfatizando a temática: “Aprendendo a Aprender”; 2) Atividades recreativas, esportivas e de lazer, enfatizando a temática: “Aprendendo a Conviver”; 3) Atividades voltadas para a aquisição de habilidades especiais, “Aprendendo a Ser” - visando a inserção sócio-cultural da criança e do adolescente, através da valorização de manifestações artísticas. Assim sendo, nossa proposta procura organizar-se em torno das três aprendizagens fundamentais que, segundo o Relatório da Unesco para a Educação do Século XXI, são os pilares do conhecimento para cada indivíduo ao longo de toda a vida.
Este projeto é um documento que configura a identidade desta instituição com medidas que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá ao Projeto Meu Amigo Computador “Tinga Reciclagem Digital-TRD”, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.
O Projeto visa o desenvolvimento de atividades complementares à escola para 50 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos do bairro Restinga, em Porto Alegre/RS; através de três eixos principais de ações: 1) Atividades de incentivo à leitura, apoio pedagógico, e acesso às Tecnologias de Informação, enfatizando a temática: “Aprendendo a Aprender”; 2) Atividades recreativas, esportivas e de lazer, enfatizando a temática: “Aprendendo a Conviver”; 3) Atividades voltadas para a aquisição de habilidades especiais, “Aprendendo a Ser” - visando a inserção sócio-cultural da criança e do adolescente, através da valorização de manifestações artísticas. Assim sendo, nossa proposta procura organizar-se em torno das três aprendizagens fundamentais que, segundo o Relatório da Unesco para a Educação do Século XXI, são os pilares do conhecimento para cada indivíduo ao longo de toda a vida.
Este projeto é um documento que configura a identidade desta instituição com medidas que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá ao Projeto Meu Amigo Computador “Tinga Reciclagem Digital-TRD”, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.
Parecer
O que a criança é capaz de fazer hoje em cooperação, será capaz de fazer sozinha amanhã. Portanto, o único tipo positivo de aprendizagem é aquele que caminha à frente do desenvolvimento, servindo-lhe de guia. O aprendizado deve ser orientado para o futuro, e não para o passado.
Vanderleia dos Santos
Coordenadora
Coordenadora
PROJETO SOCIAL VIVENDO E APRENDENDO NA ERA DA INFORMATICA.
INCLUSÃO DIGITAL
NA TERCEIRA IDADE
O Projeto tem como finalidade o curso de formação em
informática para pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade social, no
Bairro Restinga.
Na década de 1990, com o surgimento da sociedade da
informação, os países que em desenvolvimento encontram muitas barreiras para a
implantação da mesma, tais como: a exclusão social provenientes da desnutrição,
a violência, o analfabetismo e o desemprego. Ao contrário dos países desenvolvidos
onde o hábito da leitura é preponderante, e a indústria editorial é forte.
Castells (2000), ao analisar as transformações
socioeconômicas e tecnológicas da atualidade, nos mostra como hoje o homem atua
sobre as tecnologias, utilizando-as para transportar o capital e os bens
materiais e simbólicos de um lado para o outro do mundo muito rapidamente. A
economia e a cultura mundial estão interconectadas.
O avanço tecnológico promove melhorias na vida da sociedade
oferecendo agilidade nas mais simples atividades do nosso cotidiano, o que
infelizmente propicia a exclusão social acompanhado pela desigualdade, as
principais condições que interferem no grau da exclusão ao acesso tecnológico
são: o analfabetismo, a condição socioeconômica e a localização geográfica.
A inclusão digital é uma forma de tocar com a ponta dos
dedos o universo de informação e poder acessível a partir da teleinformática, é
uma realidade para uma pequena parcela da população mundial e, em países como o
Brasil, para um público ainda mais seleto”.
O desenvolvimento econômico no Brasil foi marcado pelas
desigualdades sociais entre as classes burguesa e proletária, ficando assim
mais claro que a revolução tecnológica precisa se adequar, caso contrário à
mesma poderá agravar ainda mais a exclusão social.Vivemos hoje numa era, onde
se é exigido uma maior abertura para enfrentar as mudanças de forma criativa,
responsável e inovadora. Os desafios que enfrentamos exigem de nós um esforço
multidisciplinar capaz de superar os antigos paradigmas. A inclusão digital não é apenas enviar
microcomputadores para as pessoas em situação de marginalização, mas sim para
contribui com a inclusão social, o resgate da cidadania e o desenvolvimento da
pessoa humana, congregando a pessoa idosa em um mundo que se torna cada vez
mais digital.
De acordo com a Lei Federal nº 8.842 de 04 de janeiro de
1994 art. 1º “A Política Nacional do Idoso tem por objetivo assegurar os
direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia,
integração e participação efetiva na sociedade”.
Hoje em dia os idosos encontram muitas dificuldades para
entender e compreender a globalização e os avanços tecnológicos, até mesmo nas
coisas mais simples como eletromésticos, caixas eletrônicos, celulares entre
outros, essa modernização se torna mais um elemento que contribui para a
exclusão do idoso. Pensando nisso que o Projeto Inclusão Digital na Terceira
Idade, oferecerá um curso de informática básica, que visa interagir a pessoa
idosa em mundo mais globalizado, através do uso da internet, dos meios de
comunicação e também contribuir para o aumento do conhecimento antes não
trabalhado. Diante disso a internet pode ser considerada como uma ferramenta
que contribui para a mediação dessas informações no processo sistemático de
conhecimento.
O Projeto Vivendo e Aprendo na Era da Informática, se
respalda na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996em seu Art. 2º.
Art.2º a educação, dever da família e do Estado, inspirada
nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por
finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho.